O casamento homoafetivo é um direito no Brasil hoje. Na verdade, o direito de casar foi e continua sendo uma das grandes lutas da comunidade LGBTQIA+. Essa é uma bandeira que nós da equipe do Felipe Brasil Advocacia temos orgulho de defender no cotidiano da nossa advocacia.
Ainda não existe uma lei que regule o casamento homoafetivo no Brasil. Na verdade, esse foi um direito conquistado pela comunidade LGBTQIA+ por meio de dois julgamentos do Supremo Tribunal Federal. Na oportunidade, a corte fez uma nova interpretação da legislação que trata sobre união estável e casamento no Brasil, permitindo que casais homoafetivos pudessem a partir de 2013 formalizar seus relacionamentos.
A criação de uma legislação sobre o tema continua sendo uma das lutas da comunidade LGBTQIA+ no Brasil hoje.
Não existem diferenças entre os direitos e os deveres entre o casamento homoafetivo e o casamento heteroafetivo. Assim, ambos devem ser tratados da mesma maneira perante a lei. Em outras palavras, todas as implicações do casamento se aplicam ao casamento homoafetivo, como: escolha de regime de bens, divórcio, pensão alimentícia e sucessão.
Sim, o Brasil e o Reino Unido reconhecem o casamento homoafetivo.
Sim. Apesar de terem um tratamento similar pelo judiciário brasileiro, a união estável não carrega os meus direitos sucessórios que o casamento. Em outras palavras, em caso de falecimento de um dos companheiros, o sobrevivente não será tão bem assistido na união estável.
Sim, um casal homoafetivo pode adotar filhos. Não existe legislação que se oponha a adoção. Além disso, não deve haver diferenciação no tratamento entre casais heteroafetivos e casais homoafetivos.
Sim. Os direitos e os deveres da união e do casamento homoafetivos são os mesmos dos heteroafetivos, o que inclui todas as questões de natureza alimentar.
O primeiro passo é buscar um advogado especialista no assunto. A equipe do Felipe Brasil Advocacia está pronta para esclarecer suas dúvidas. Basta clicar no botão "saiba mais" para nos chamar.
Estamos a um clique de distância!